top of page

Parlamentares de Guarabira aderem a união local e lançam "chapa puro sangue" e "dobradinha do brejo"

Raniery e Renato ou Camila e Wilsinho? Os palarmentares não economizaram em chapa unificada, e caminham com números expressivos no brejo paraibano; Confira.


Os parlamentares levaram multidões as ruas por Guarabira e região nos últimos dias, isso porque a adesão por uma chapa local permitiu maior concentração de eleitorado pelo brejo paraibano, proporcionando um grande volume de eleitores em seus eventos políticos.


Para ter ideia nos números, os quatros parlamentares juntos somam 56.611 votos, se somados os resultados nas últimas eleições de 2018 e 2020, quase a população da cidade de Guarabira. Os números impressionam com tanta adesão e resultados positivos para ambos, tanto é, que todos eles foram eleitos e reeleitos nas últimas eleições que disputaram.



  • Camila Toscano e Wilsinho


Temos uma chapa formada pela Deputada estadual Camila eleita em 2014 e reeleita em 2018, e Wilsinho eleito em 2016 e reeleito em 2020, apesar de não apoiarem o mesmo candidato a governador, Camila e Wilsinho tem maior eleitorado de direita que é intensificado pelo eleitorado do atual presidente Bolsonaro.


Ponto negativo: Apoiam candidatos diferentes a governo da Paraíba;

Ponto positivo: Apoiam o mesmo candidato a presidencia da república.



  • Raniery Paulino e Renato Meireles


A chapa é formada pelo Deputado estadual Raniery Paulino eleito em 2006 e reeleito em 2010, 2014 e 2018, e Renato Meireles eleito em 2016 e reeleito em 2020, ambos apoiam o mesmo candidato ao governo, Raniery e Renato tem maior eleitorado de centro-esquerda intensificado pelo Governador João Azevedo.


Ponto negativo: MDB fora da coligação;

Ponto positivo: Apoiam o mesmo candidato a Governador e presidente.



Projeção e opnião

Com maior número de eleitores no brejo paraibano, vale lembrar que fatores como: separação das coligações municipais e chapas dispersas da majoritária, poderão ser crucial e levar a um resultado incógnita no cenário atual, por tanto os parlamentares precisarão ir além de suas chapas conjuntas concretizando votos em Guarabira além de localizar votos em mais regiões pela Paraíba.



Apesar de nos últimos anos o cenário previsível era comum em Guarabira devido a polarização local e "geopolítica" da região do brejo paraibano, Guarabira ainda é um centro político bem atuante e decisivo em qualquer que seja a disputa eleitoral, e é certo que teremos representantes guarabirense eleitos nesta eleição de 2022. - Ezio Kenedy


Siga nossas redes sociais:




Coluna Política por Ezio Kenedy - Via: Diário do Brejo


bottom of page